Quarta Parede

Blog de reflexão sobre teatro e dramaturgia.

Em Cena: Otelo, de William Shakespeare

leave a comment »

“As nossas viagem ainda são as de Ulisses, os nossos trabalhos ainda são os de Hércules” diz George Steiner afirmando que só regresso às origens – aos clássicos e à sua força canónica, permite o novo e alimenta a nossa necessidade permanente de originalidade.

 Com a produção de Otelo, de W. Shakespeare, a ACE/Teatro do Bolhão regressa a uma das suas linhas nucleares de programação: a revisitação dos textos e dos autores mais emblemáticos da dramaturgia universal. O ciclo que propomos não é, evidentemente, literário mas teatral; no entanto constrói-se a partir de clássicos, essas raras obras que permanecem no Tempo, que nunca são esgotáveis, que cada geração tem necessidade de re-olhar e de tentar a sua leitura sempre incompleta. Pois, ao contrário da obra vulgar, o clássico não se deixa domesticar pela descodificação – “ o clássico é a obra significativa que nos lê”, diz Steiner de novo.
 
Trabalhando fundamentalmente em Tóquio e Milão, Kuniaki Ida afirmou-se profissionalmente, ao longo dos últimos 30 anos, como director de teatro e ópera sendo reconhecido pelo seu percurso artístico sincrético pautado pela multiplicidade de identidades e referências. Parceiro fundamental do projecto, Kuniaki Ida dirigiu duas produções emblemáticas da companhia: A Resistível Ascensão de Arturo Ui, de B. Brecht, espectáculo inaugural da ACE/ Teatro do Bolhão, em 2003, co-produzido pelo TNSJ e D.Juan, de Molière, em 2005, espectáculo que representou Portugal no Festival Internacional de Teatro de Lisboa (MITE06) no Teatro Nacional D. Maria II.

Até 20 de Dezembro
Tradução: Manuel Resende
Encenação: Kuniaki Ida
Com: António Capelo, João Paulo Costa, Rita Lello, António Júlio, Ângela Marques, João Melo, Rute Miranda, Fernando Soares, José Moreira, Jorge Loureiro, Pedro Fiúza, Elóy Monteiro.

Auditório ACE Teatro do Bolhão
Pr. Coronel PAcheco, n.º 1

Informações/reservas: 222089007

Anúncios

Written by Jorge

Dezembro 8, 2009 às 11:21 am

Publicado em Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: