Quarta Parede

Blog de reflexão sobre teatro e dramaturgia.

Imaginarius está na rua

leave a comment »

9.ª edição do Festival de Teatro de Santa Maria da Feira começa hoje e prolonga-se até domingo

Tem sete metros de altura e demorou dois meses a ser construído. Um Pinóquio gigante de madeira é a figura central da 9.ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua que, hoje, se inicia em Santa Maria Feira e termina no domingo.

A mítica figura criada por Carlo Lorenzini marcará a cadência do Imaginarius onde mais de uma centena de artistas nacionais e estrangeiros vão instalar-se nos espaços públicos da cidade mostrando as suas performances, num total de 40 projectos artísticos.

"Vai obrigar-nos a reflectir sobre o nosso imaginário e enviar uma forte mensagem de que todos necessitamos de voltar a ser crianças", explica o director executivo do Imaginarius, Paulo Sérgio Pais, a aposta no Pinóquio.

A grande marioneta, comandada por 14 manobradores, estará presente em vários espectáculos, incluindo uma megaparada que contará com mais de mil crianças vestidas de Pinóquio. "É muito mais do que um boneco gigante. Vai interagir com as companhias e o público e provocar o encanto das crianças", promete o organizador.

"É uma personagem com capacidade de interagir com outros espectáculos através de uma linguagem poética", explica, por seu lado, Pompeu José, do Trigo Limpo Acert, grupo responsável pela construção do engenho cénico.

A presente edição do Imaginarius presta uma homenagem à indústria de transformação da cortiça, sector de actividade dominante no concelho de Santa Maria da Feira, com o projecto de arte comunitária "Texturas" e apresenta uma produção da companhia dinamarquesa Odin Teatret, centrada no teatro antropológico, que envolve a participação da comunidade feirense – "Meu Coração Viagem".

Uma iniciativa que junta duas centenas de pessoas provenientes das colectividades do concelho que basearam a preparação do seu espectáculo na cultura e tradições locais.

Como acontece anualmente, o Imaginarius é palco de actuações de grandes companhias. Destaque para La Fura dels Baus (Catalunha/Espanha) que apresenta o único espectáculo pago e destinado a público maior de 16 anos; os franceses Les Commandos Percu e o grupo Puja! (Argentina).

Do programa consta, ainda, a parada "O mundo do Pinóquio" que estará a cargo dos alemães Titanick Theatre. Personagens como um cientista, uma prostituta ou um sacerdote buscam a sua liberdade e a sua realização pessoal. A parada é liderada pelo Pinóquio.

A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto marca também presença na edição do Imaginarius através da iniciativa IMPORTA/EXPOR-TE. A desenvolver-se em vários contentores que foram colocados em lugares estratégicos da cidade, a iniciativa promete reavivar a memória colectiva e interagir com a comunidade local.

JN

Anúncios

Written by Jorge

Maio 28, 2009 às 10:21 am

Publicado em Festival

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: