Quarta Parede

Blog de reflexão sobre teatro e dramaturgia.

David Mamet em palco portuense

leave a comment »

ISABEL PEIXOTO
David Mamet aponta o dedo ao Ensino Superior norte-americano, mas nem é nisso que reside o essencial de Oleanna. A peça, que estreia esta terça-feira na sala Passos Manuel, no Porto, é uma subtil ironia sobre o poder do discurso. Para ver às 21h30.

Quando a peça está mesmo a chegar ao fim, John faz o que qualquer espectador terá vontade de fazer mas não pode. Com a vida transformada num inferno, o injustiçado professor universitário reage violentamente sobre a estudante que o acusa. Para trás, hora e meia de um jogo verbal em que a verdade é legitimada pelo discurso e independente dos factos.

Será esta a principal mensagem que David Mamet transmite no texto, escrito em 1992 e aqui encenado por Carlos Pimenta, numa produção levada à cena pela companhia Ensemble, até dia 22, em que são intérpretes Jorge Pinto e Isabel Queirós. Apesar de a peça tocar em temas como o politicamente correcto, o assédio sexual e o fracasso do Ensino Superior, o essencial reside na "possibilidade ou impossibilidade de comunicação" e no "poder do discurso". Palavras do encenador, que resume muito bem numa frase o papel da aluna Carol: "Ela consegue, pelo discurso, convencer sobre um facto que não aconteceu".

Carol é uma rapariga com um grande défice de auto-estima que não conhece expressões como "nomenclatura" ou "suplício". Manipuladora, mas também manipulada sem disso dar conta, muda o discurso em função dos seus interesses e transforma-se numa pessoa odiosa.

Ao ascender da insídia não é estranho o jogo cénico. Não é por acaso que no ecrã – que reproduz pormenores do que se passa em palco – só um rosto aparece. Não é por acaso que o chão tem um desnível que coloca Carol num plano superior, como que a consagrá-la vitoriosa. E são nove os telefonemas que interrompem o diálogo. Também não é por acaso.

JN

Anúncios

Written by Jorge

Maio 12, 2009 às 9:41 am

Publicado em Companhia, Evento, Recortes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: