Quarta Parede

Blog de reflexão sobre teatro e dramaturgia.

Mistério das cores no Teatro do Campo Alegre

leave a comment »

O Teatro do Campo Alegre, no Porto, estreia esta quarta-feira, às 10.30 horas, a peça "A fuga das cores". A co-produção com a Fundação Ciência e Desenvolvimento destina-se a crianças dos três aos cinco anos. Está em cena até ao próximo domingo.

"A fuga das cores" é um espectáculo que resulta de um convite do serviço educativo do Teatro do Campo Alegre (TCA) e é um projecto para um público infantil que, tal como o nome indica, tem as cores como tema principal.

O espectáculo é uma criação de Inês Vicente, Rui Damas e Sandra Barros, com a colaboração de Samuel Guimarães e desenhos de Pedro Teixeira.

Os três criadores olham para a sua vida no teatro de modos muito diferentes. No entanto, essas discrepâncias convergem para um objectivo definido: cruzar "a ficção com apelos à realidade quotidiana, partindo das formas de ver o Mundo, das competências cognitivas e comportamentais particulares desta faixa etária, para estimular o enriquecimento do seu imaginário e a mais-valia das experiências, promovendo também a concentração e desenvolvendo capacidades de comunicação, entre outras competências".

Dois dos criadores (Sandra Barros e Rui Damas) partilham o palco e estão em constante interacção com os mais pequenos. O papel principal cabe a Sandra que, por vezes, conta com a colaboração do segundo elemento.

Numa tela, com a ajuda de um retroprojector e de desenhos computorizados, a actriz/criadora mostra ao público vários desenhos dos quais as cores desaparecem, deixando-a espantada a olhar para o branco que ficou.

O trabalho dos actores cruza-se com outras ferramentas, aliando a linguagem a jogos de sombras e objectos, sons e texturas, "de modo a envolver o público mais pequeno em diferentes acções que propiciam a fantasia e a imaginação criadora e o gosto por rir".

Para "testar" a peça, o TCA convidou 35 alunos do jardim infantil da Escola Básica do Lordelo, do Porto, e, a julgar pelas reacções, foi aposta ganha.

O espectáculo será exibido amanhã, quinta e sexta, às 10.30 e às 15 horas. Nos dias 14 e 15, há apenas uma sessão, às 16.

Os bilhetes custam sete euros para adultos, cinco para crianças e quatro para as escolas.

JN

Anúncios

Written by Jorge

Março 11, 2009 às 11:33 am

Publicado em Evento, Infância

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: