Quarta Parede

Blog de reflexão sobre teatro e dramaturgia.

“Daydream” parte de Borges para o Carlos Alberto

leave a comment »

Tendo por base a leitura do conto “As ruínas circulares”, do argentino Jorge Luís Borges, o Teatro de Ferro criou “Daydream”. A peça, que estreia esta quinta-feira, às 21.30 horas, no Carlos Alberto, no Porto, fica em cena até dia 30.

“Daydream” reflecte sobre o modo como projectamos os outros e como os prendemos dentro dos nossos sonhos. Por outro lado, assume uma ideia de círculo e de ruína que sempre esteve presente no trabalho do Teatro de Ferro. Partindo do conto de Borges, Regina Guimarães criou um texto que é interpretado por Igor Gandra e Carla Veloso, sem que haja uma relação linear narrativa imediata.

Como explica o intérprete e encenador, “há, isso sim, uma relação entre sonhador e sonhado, entre manipulador e manipulado, entre conter e ser contido”. Neste traba-lho, tudo é manipulável, porque tudo é marioneta. “Uma noção de marioneta que se aproxima mais da linguagem da dança e do questionamento do corpo e das suas possibilidades”, sublinha Igor Gandra.

Em “As ruínas circulares”, há um mágico que consagra o seu corpo à única tarefa de dormir e de sonhar com um ser perfeito, de forma a materializá-lo. Em “Daydream”, em que se sonha acordado, recorre-se à marioneta como forma de melhor materializar uma entidade a partir de um conceito. Por isso, Igor adianta que na peça “a manipulação está latente em tudo”, desde mochilas a redes de mosquiteiro.

Ao entrar na sala, o espectador depara-se com um contador digital que marca a duração da peça: 49:59:11. Depois, cedo se apercebe de que é colocado numa realidade paralela – o tempo continua lá fora, mas dentro do teatro está parado.

Depois da estreia, as sessões serão às 15 e 21.30 horas, de terça a sexta, às 21.30h, ao sábado, e às 16 horas, ao domingo.

JN

Anúncios

Written by Jorge

Novembro 20, 2008 às 9:48 pm

Publicado em Companhia, Recortes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: